COPPEXII

Apresentação

A Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização - COPPEXII - é o órgão responsável pelas políticas de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização da UNIDOMPEDRO Afya.

A COPPEXII desempenha um papel crucial na integração e aplicação prática de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização, fortalecendo a formação de estudantes como profissionais competentes e cidadãos globais. Este órgão não só coordena atividades acadêmicas e profissionais multidisciplinares, mas também promove o desenvolvimento holístico dos estudantes, posicionando a UNIDOMPEDRO Afya como um centro de excelência educacional. Suas iniciativas reforçam o compromisso com uma educação que transcende barreiras acadêmicas, preparando indivíduos para enfrentar desafios globais e contribuir de maneira significativa para a sociedade.

Coordenador: Prof. Diego Bezerra
Contato: [email protected]

Monitoria
O QUE É A MONITORIA ACADÊMICA?

A monitoria acadêmica é um programa educacional que visa complementar o processo de ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior. Nesse contexto, alunos que se destacam em determinadas disciplinas são selecionados para atuar como monitores, auxiliando outros estudantes em suas dificuldades acadêmicas e reforçando o conteúdo ministrado pelos professores.

A monitoria acadêmica beneficia tanto os monitores quanto os alunos assistidos. Os monitores desenvolvem habilidades pedagógicas, de comunicação e liderança, enquanto os alunos assistidos recebem suporte adicional para melhorar seu desempenho acadêmico.

MODELOS DE DOCUMENTOS
📄Modelo de Relatório Final de Monitoria

PROCESSOS SELETIVOS
Monitoria Acadêmica 2025.1 - Curso de Medicina

Documentos:

📄Lista de monitores contemplados com bolsa

📄Resultado Final

📄Respostas as solicitações de deferimento (HAMI e HAMII)

📄Gabarito das provas de HAM
📄Gabarito das provas de SOI

📄Lista de Inscrições Homologadas
📄Detalhes sobre os Exames de Aptidão

📄Retificação nº 2 do Edital de Abertura
📄Retificação nº 1 do Edital de Abertura
📄Edital de Abertura

Ligas Acadêmicas
O QUE SÃO AS LIGAS ACADÊMICAS?

As ligas acadêmicas são entidades estudantis sem fins lucrativos, formadas por alunos de instituições de ensino superior, com o objetivo de aprofundar conhecimentos em áreas específicas através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Essas ligas são geralmente organizadas e geridas pelos próprios estudantes, com orientação de professores e profissionais da área. Elas promovem uma série de atividades, como palestras, debates, grupos de estudo, oficinas práticas, simulações e projetos de extensão, que complementam a formação acadêmica dos participantes.

Participar de uma liga acadêmica pode ser uma experiência enriquecedora, oferecendo oportunidades únicas de aprendizado e crescimento profissional.

Documentos para criação:
📄Modelo de ata de criação de Liga Acadêmica
📄Modelo de carta de aceite do Professor Orientador
📄Modelo de estatuto de Liga Acadêmica
📄Modelo de formulário para criação de Ligas Acadêmicas

Pesquisa
SUBSÍDIOS PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

O regulamento tem por objetivo proporcionar aos docentes, preceptores e discentes ativos das Instituições de Ensino Superior que fazem parte do grupo Afya, auxílio para a apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos-científicos.

📄Regulamento - Eventos Científicos - Edição 2025

📄Ficha de Inscrição - Eventos Científicos - Edição 2025

EDITAL DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE PESQUISA - EDIÇÃO 2025

O edital tem por objetivo selecionar projetos de pesquisa de docentes e discentes de todos os
cursos, de graduação ou pós-graduação (lato e stricto sensu), com a oferta de bolsas para realização de atividades de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento que possuam interface com a saúde, a partir de três linhas de pesquisa:

  1. Saúde mental do médico e do estudante de medicina: Projetos que envolvam iniciativas de apoio a saúde mental do médico e do estudante de medicina e o estado de saúde mental destas populações.
  2. Saúde populacional: Foco em áreas carentes, sustentabilidade e doenças crônicas não transmissíveis (meio ambiente, povos originários, atenção primária e saúde pública).
  3. Tecnologias para educação médica: Projetos que envolvam o uso de tecnologias e metodologias de ensino para a educação médica.
📄Resultado Oficial - Bolsas de Pesquisa 2025
📄Inscrições Homologadas - Bolsas de Pesquisa 2025
📄Edital de Concessão de Bolsas de Pesquisa 2025
📄Ficha de Inscrição - Bolsas de Pesquisa 2025
Extensão

A extensão do COPPEXII busca fortalecer o vínculo entre a faculdade e a sociedade, tornando o ensino, a pesquisa e a inovação mais aplicados à realidade social e às necessidades da comunidade.

Dentro do contexto do COPPEXII, a extensão envolve:

  • Projetos de extensão universitária: Iniciativas que envolvem alunos, professores e técnicos em atividades que atendem à comunidade externa, promovendo o intercâmbio de saberes e ações que visam solucionar problemas sociais, culturais, ambientais e de saúde, por exemplo.
  • Ações de inovação e empreendedorismo: Programas que incentivam o desenvolvimento de soluções criativas para questões sociais e econômicas, utilizando o conhecimento acadêmico e tecnológico para o benefício da sociedade.
  • Eventos e cursos de capacitação: Atividades educativas que ampliam o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, oferecendo oportunidades de qualificação e formação para a população em geral.

A extensão do COPPEXII busca fortalecer o vínculo entre a faculdade e a sociedade, tornando o ensino, a pesquisa e a inovação mais aplicados à realidade social e às necessidades da comunidade.

Internacionalização
O que é Internacionalização?

A internacionalização é um dos pilares estratégicos das instituições que buscam excelência acadêmica, inovação e impacto global. Mais do que intercâmbios ou parcerias, ela representa a integração de uma perspectiva internacional e intercultural em todas as dimensões da vida universitária — ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Internacionalizar significa promover conexões acadêmicas além das fronteiras nacionais. Isso pode ocorrer por meio de:

  • Programas de mobilidade estudantil e docente;
  • Projetos de pesquisa colaborativa com instituições estrangeiras;
  • Oferta de disciplinas em línguas estrangeiras;
  • Participação em redes acadêmicas internacionais;
Benefícios para os Acadêmicos

A internacionalização transforma a experiência universitária e oferece múltiplas vantagens para estudantes, professores e pesquisadores:

  • Ampliação de horizontes culturais e acadêmicos:
    Contato com diferentes perspectivas, metodologias e realidades sociais.
  • Fortalecimento da formação profissional:
    Experiências internacionais são valorizadas no mercado de trabalho e desenvolvem competências como adaptabilidade, comunicação intercultural e pensamento crítico.
  • Acesso a redes globais de pesquisa:
    Colaborações internacionais aumentam a visibilidade científica e o impacto das produções acadêmicas.
  • Desenvolvimento de habilidades linguísticas:
    Aprender e praticar outros idiomas em contextos reais de estudo e pesquisa.
  • Promoção da cidadania global:
    Estímulo ao respeito à diversidade, à cooperação internacional e ao compromisso com desafios globais.

Documentos Importantes
📄Programa de Internacionalização Afya - Portfólio
📄Programa de Internacionalização Afya - Rotações Clínicas nos EUA
📄Programa de Internacionalização Afya 2025 - Intercâmbios Executivos Internacionais

Pós-Graduação

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu da Afya são destinados aos portadores de diploma de ensino superior e têm por objetivo qualificar o profissional em uma área específica, através de atividades teóricas e práticas voltadas à qualificação dos recursos humanos nas diferentes áreas do conhecimento. A COPPEXII implementa e apoia as atividades de Pós-Graduação Lato Sensu nos cursos de graduação da instituição, por meio de regulamento específico. Confira aqui o Regulamento de Pós-Graduação:

A proposta de implantação de um curso de Pós-Graduação deve ser feita por um professor da IES juntamente com a anuência do coordenador do curso de graduação ao qual o professor está vinculado. Os formulários de Projeto Pedagógico de Curso de Pós-Graduação e parecer do coordenador de curso de graduação devem ser preenchidos e enviados à COPPEXII, que encaminhará o projeto para parecer do CONSUP.

Após aprovação pelo CONSUP, o projeto pedagógico ficará arquivado na COPPEXII e dar-se-á início ao processo de matrículas. Os interessados no curso deverão verificar a lista de documentos e demais processos necessários para a realização das matrículas na Secretaria Acadêmica.   Somente alunos devidamente matriculados poderão participar das aulas.

Ao término do curso, a COPPEXII emitirá certificado de conclusão somente aos alunos que forem considerados aptos pelo professor proponente e que apresentarem frequência em pelo menos 75% das aulas, além de terem sido aprovados no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).  Estas informações deverão constar nas Listas de frequência e notas, no Relatório Final e na Ata de aprovação do TCC, que deverão ser protocolados pelo professor proponente junto à COPPEXII.